Diverticulos são pequenas herniações da mucosa intestinal através da sua camada muscular, formando espécie de saculações. Podem ocorrer em qualquer parte do intestino, porém são mais frequentes do lado esquerdo, especialmente no cólon sigmóide. É uma doença mais comum em países ocidentais e industralizados. A sua incidência aumenta a partir da quinta década de vida. Também é mais frequente em pessoas constipadas e acima do peso.
Na maioria das vezes é assintomática e encontrada em exames de colonoscopia feitos de rotina. As complicações mais frequentes são diverticulite aguda e sangramento.
Na diverticulite aguda, os sintomas mais frequentes são dor e inchaço abdominal, naúseas, vômitos, mal estar com ou sem febre.
O tratamento depende da sintomatologia. Na maioria das vezes, medidas simples como aumento da ingestão de fibras e líquidos da dieta ajudam no melhor funcionamento intestinal e alívio dos sintomas. Queixas mais exuberantes ou refratárias as medidas clínicas iniciais podem precisar de tratamento medicamentoso.
A diverticulite aguda, condição que ocorre quando há uma inflamação dos divertículos, pode ser leve ou grave, e, por vezes, necessitar de tratamento cirúrgico.